Connect with us

Meio Ambiente

2014 FOI O ANO MAIS QUENTE DE TODO REGISTRO HISTÓRICO!

Gilson Santos Jornalista Profissional 18229/MG

Published

on

Análises preliminares já adiantavam como sendo algo quase certo. A agência japonesa adiantou-se e anunciou o recorde. Mas agora, NASA e NOAA anunciaram, esta última no “State of the Climate” (http://www.ncdc.noaa.gov/sotc/global/2014/13): 2014 É O ANO MAIS QUENTE DE TODO O REGISTRO INSTRUMENTAL! O ano passado foi nada menos do que 0,69°C acima da média do século XX.

Por falar em século XX, aliás, 1998 permanece como o único remanescente do século passado entre os 10 anos mais quentes, mas agora na quarta posição. Naquele ano, ocorreu o maior El Niño de que já se teve notícia.

Mas no ano passado, mesmo sem El Niño, os oceanos bateram o recorde de temperatura, ficando 0,57°C acima da média. Eram eles que estavam acumulando calor nos últimos anos e agora esse calor está sendo lançado para a atmosfera.

Inglaterra, França, Alemanha, Dinamarca, Áustria e Suiça anunciaram recordes absolutos de temperatura, sendo que no caso inglês o registro é o mais antigo, tendo iniciado no século XVII (1659 para ser mais exato)!

Ondas de calor varreram Tunísia, Marrocos, África do Sul, Austrália. Na Argentina, os 3 anos mais quentes do registro daquele País foram exatamente os 3 últimos (2012, 2013 e 2014).

E isso é ainda apenas uma amostra do que tende a acontecer com uma nova aceleração do aquecimento global. A única palavra que pode descrever a atual situação do sistema climático terrestre é EMERGÊNCIA.


Continue Reading

Trending