Connect with us

Cidade

ARAXÁ TEM 75.628 ELEITORES, DIZ CHEFE DO CARTÓRIO ELEITORAL

Gilson Santos Jornalista Profissional 18229/MG

Published

on

Esta semana a reportagem do JORNAL INTERAÇÃO, entrevistou com exclusividade a Chefe do Cartório Eleitoral das Comarcas de Araxá e Tapira, a Analista Judiciária do TRE de Minas Gerais, Alcinéia Suely Sales que apresentou números atualizados do contingente eleitoral dos municípios Araxá e Tapira, comentou sobre o processo eleitoral municipal deste ano, sobre prazos e também a respeito da nova sede do Cartório de Araxá e sobre a implantação do sistema de biometria pela Justiça Eleitoral no município de Araxá.

Segundo ela de acordo com a última atualização do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, hoje o município de Araxá tem 75.628 eleitores, já o município de Tapira tem 4.162 eleitores. A respeito de prazos, ela disse que, “os partidos políticos têm entre os dias 20 de julho a 05 de agosto para realizarem as convenções partidárias dos candidatos e das coligações. Em seguida eles terão um prazo limite até o dia 15 de agosto para requerer junto à Justiça Eleitoral o registro de candidatura”. De acordo com a Chefe do Cartório Eleitoral de Araxá, “ a propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 16 de agosto se estendendo até à véspera da votação dependendo do tipo de propaganda. Já a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão, começa no dia 26 de agosto. E é muito importante lembrar que o candidato só poderá iniciar sua propaganda eleitoral após cumprir todos os procedimentos da Justiça Eleitoral e de posse do CNPJ e mediante a abertura de uma conta bancária de candidato específica para as eleições.”

Alcinéia também explicou que, “ de acordo com a legislação do TRE,a partir do dia 15 de agosto o Cartório Eleitoral terá que funcionar todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados e podendo ter ainda o horário de atendimento ampliado. “ A eleição municipal é bem diferente e mais  intensa. A gente tem experiência em eleições municipais em outras cidades e já sabemos que é um processo mais fervoroso por se tratar de um pleito local onde tudo é mais próximo, todos se conhecem bem e isso deixa o envolvimento mais acirrado entre candidatos e eleitores. E para o Cartório Eleitoral  o trabalho também é maior, porque todos os processos são de competência do Cartório assim como a lojística da eleição.”  Ela também  comentou que em função do período eleitoral a implantação do processo


Continue Reading

Trending