Membros do IPDSA, do Comitê do Plano, vereadores e estudantes, conheceram um pouco mais sobre os objetivos dessa proposta

Aconteceu na manhã dessa segunda feira (18), no Plenário Guilherme Gotelip Neto, na Câmara Municipal de Araxá, o Fórum Comunitário, pedido pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), para debater o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), colaborando com o Comitê de Elaboração dessa proposta, que futuramente se transformará numa lei municipal.

Participaram do encontro os vereadores Romário Gerson Galdino (Romário do Picolé), Eustáquio Pereira, José Gaspar Ferreira de Castro (Pezão), Farley Pereira de Aquino (Farley Cabeleireiro), Fabiano Santos Cunha, Carlos Roberto Rosa (Roberto do Sindicato), José Maria Lemos Junior (Juninho da Farmácia) e Amilton Marcos Moreira (Sargento Amilton), que presidiu a audiência.

O presidente Miguel Alves Ferreira Junior, que estava em outros compromissos, passou por alguns instantes pela reunião para se inteirar do tema, mas precisou se ausentar para despachar vários assuntos em seu gabinete. Alunos da Escola Estadual Vasco Santos e do Cefet Araxá também participaram do encontro. Essa foi a primeira, de outras reuniões que vão ser feitas para a elaboração do PMSB, conforme explica Fabiana de Oliveira Sá, coordenadora de planejamento ambiental da Prefeitura de Araxá e membro do comitê de elaboração.

“A gente quer ouvir não só os vereadores, mas toda a sociedade. A gente fez essa primeira reunião aqui na Casa do Povo e vamos fazer outras quatro reuniões setoriais, porque a ideia é levar para todos os segmentos da sociedade”, explica. O Plano de Saneamento Básico é um planejamento da cidade, para um período de 20 anos, no que se refere ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza e destinação de resíduos sólidos e drenagem pluvial urbana.

“O prazo que o governo federal nos dá é dezembro de 2015, para que todos os municípios estejam com esse plano pronto, porque, caso não tenha, essas cidades ficam com a receita prejudicada, no que se refere aos repasses de verbas federais do saneamento básico. Elas ficam sujeitas a existência do plano”, ressalta Fabiana.

Uma empresa terceirizada é responsável pelo estudo que vai orientar o Comitê e todos os envolvidos na elaboração do PMSB. O sociólogo Tito Neto foi quem explicou aos vereadores e presentes a importância na elaboração desses estudos e do plano municipal. De acordo com ele, esse trabalho segue um cronograma de oito etapas, passando, por exemplo, pelo levantamento da situação na cidade, definição de programas e ações, organização de uma
base de dados, até a divulgação do PMSB e a aprovação.

 

plano2

plano3 

 

“É um estudo, portanto, que vislumbra vinte anos de investimentos em Araxá. Esse plano tem importâncias significativas e fazemos para que ele vire uma minuta de lei, para ser votada na Câmara e virar uma lei municipal. Portanto, quando isso acontecer, todos os munícipes podem reivindicar aos seus representantes, que se cumpra aquilo que está no interior do plano. A importância desse momento inicial é que, ninguém melhor para verificar sua localidade, que o próprio morador. Esse olhar local traz uma capacidade de visão da realidade para todos os envolvidos no plano, tantos técnicos, quanto moradores”, disse.
Ascom Câmara de Vereadores de Araxá

Os alunos do UNIARAXÁ retornaram às aulas do 2º semestre na segunda-feira, 4. Quem deu as boas vindas e recebeu os novos alunos, foi o reitor professor Válter Gomes, a Ouvidora Cátia Lemos e da psicóloga e coordenadora da Coordenadoria de Apoio e Desenvolvimento Humano (CADH), Olga Rios. Com novidades pedagógicas e melhorias na infraestrutura, o UNIARAXÁ busca através de seus profissionais a excelência no ensino e na aprendizagem para seus alunos, futuros profissionais disponíveis no mercado de trabalho.

O UNIARAXÁ dá início ao segundo semestre de 2014 com muitas novidades para seus alunos. Sempre investindo em infraestrutura, a instituição interligou os dois estacionamentos, permitindo que os veículos possam transitar dentro do campus, além de poder entrar e sair pelas duas guaritas da instituição. Outra novidade é o início da construção do Conjunto 4, que vai abrigar novas salas de aula, os laboratórios dos cursos de Engenharia e de Informática. A terraplanagem já começou e a expectativa de entrega da obra é para janeiro de 2015.

Também foram feitos investimentos em seu acervo bibliográfico, adquirindo novos títulos para ampliar a oferta de sua Biblioteca. Além de melhorias nos laboratórios, móveis, equipamentos e instalações, tudo para oferecer mais conforto, segurança sempre com vistas na qualidade de ensino. O link de acesso à Internet também foi modificado, passando de 15 Mbps para 60 Mbps, capacidade e velocidade quatro vezes maior.

Além das melhorias na estrutura, os alunos podem contar cada vez mais com professores capacitados e dedicados com o aprendizado de seus alunos. Seguindo o modelo de escolas internacionais, o UNIARAXÁ também aposta na tecnologia como parceira no aprendizado, com professores orientadores e recursos que possibilitem o aprendizado cada vez mais sem fronteiras.

 

uniaraxabemvindo1

uniaraxabemvindo2

uniaraxabemvindo3

Quarta, 13 Agosto 2014 09:10

Eleição 2014 pega fogo em Araxá

Eleição 2014 pega fogo em Araxá


O prefeito Jeová  e o secretário de Desenvolvimento Humano José Domingos Vaz, juntamente com o ex vereador José Cincinato, Mauro da Silveira Chaves, Secretário de Segurança Pública Municipal, e  lideranças de bairro, como Marco Aurélio Faria (Pelé)  e Juninho do Coquinho,  fecharam  o apoio ao candidato  Dr. Hely para Dep. Estadual. 


O ex prefeito Antônio Leonardo, juntamente com os  vereadores Fabiano Santos Cunha, sargento Amilton e Juninho da Farmácia fecharam apoio com o atual Dep. Estadual Bosco e Marcos Montes para Federal.

eleicoesemaraxa1b


 Os secretários Adolfo Nascimento, Marcelo Alves , Paulo Silva (Pareba), Clayton (Clube União) juntamente com a Sra. vice prefeita de Araxá, estão apoiando o uberabense, Vagner Nascimento Júnior para Dep. Estadual.

eleicoesemaraxa1


 O empresário Geovane Bosartto,  gerente geral da rede de bancos (BMB),  está apoiando o atual Dep. Estadual Luiz Humberto e seu correligionário Dr. Fernando de Morais  ambos  de Uberlândia –MG.

eleicoesemaraxa1a


O Partido dos trabalhadores de Araxá, através do vereador Fárley e Alessandro Cardoso (Patrão)  apoiam os irmãos Prado,  Elismar e Wellington Prado.

eleicoesemaraxa1c


Lembrando que Araxá tem 4 candidatos  da terra, são eles:  Bosco, Dr. Hely, Yudiro e Rodriguinho do Cavaco.


O Jornal A Voz de Araxá, está aberto aos demais candidatos  que não foram citados, com o intuito de levar ao cidadão araxaense, todas as opções para a escolha consciente.

 
 

Vale Fertilizantes preserva uma das joias da região oeste de Minas Gerais: a mata da Cascatinha

Ações de preservação incluem manutenção e passeios por uma importante atração turística de Araxá
 
Uma das atrações turísticas de destaque do Brasil é motivo de orgulho da população a oeste de Minas Gerais, mais precisamente na cidade de Araxá: a trilha na Mata da Cascatinha. A reserva está situada em uma área privilegiada, a 1.800 metros do parque do Barreiro, e é conhecida por suas famosas fontes de águas minerais. O refúgio ecológico ocupa aproximadamente 10 mil hectares e é preservado pela Vale Fertilizantes.
 
Ações de manutenção, como a conservação das trilhas locais e da vegetação nativa são desenvolvidas pela empresa periodicamente no local. Além disso, a Vale Fertilizantes é responsável pelo monitoramento ambiental, que procura assegurar a qualidade da água e umidade do solo. A empresa desenvolve
ações de preservação socioambientais com o objetivo de integrar o meio ambiente, seus recursos minerais e a comunidade.
 
Uma das atividades mais recentes nesse sentido aconteceu durante a semana do meio ambiente deste ano.  Um passeio pela trilha da Mata da Cascatinha reuniu 25 empregados da unidade da Vale Fertilizantes em Araxá que, durante uma caminhada de duas horas, puderam conhecer algumas atrações locais como, por exemplo, a área do Barreiro (estância hidromineral e turística), as zonas de mineração e as regiões reabilitadas pela empresa.
 
Além da integração com a fauna e a flora do local, foi uma  oportunidade para os empregados conhecerem um pouco mais sobre a importância desse ecossistema e, assim, incentivar a população quanto à proteção e a  preservação ambiental da reserva.
 
"Fazer um tour pela trilha na cascatinha possibilitou que os empregados tivessem um momento agradável de contato direto com a natureza e reforçou a importância de cuidar da melhor herança que poderemos deixar para nossos filhos e netos. É nítido que para os participantes, sabendo dessas ações e da importância delas para a companhia, o orgulho de trabalhar na Vale Fertilizantes aumentou ainda mais", afirma Roberto Liporaci, gerente geral Industrial do Complexo Industrial de Araxá.
 


valecascatinha1

valecascatinha2 
 
Fonte:  Vale Fertilizantes

A tradicional reunião de boas-vindas no início de semestre letivo para os professores do UNIARAXÁ, foi realizada mais uma vez e com a presença da grande maioria do corpo discente da instituição, na sexta-feira, 1º. Muitos assuntos foram abordados durante o encontro, sempre com o foco no aluno e na qualidade do ensino, para garantir que bons profissionais possam atuar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e atualizado.

O reitor do UNIARAXÁ, professor Válter Gomes, recebeu os professores com muitas novidades. Ele participou de diversos eventos e congressos no primeiro semestre de 2014, entre eles o III Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado no final do mês de julho no Rio de Janeiro. Nesse encontro internacional, o reitor pôde conhecer as novas tendências mundiais para o Ensino Superior. A reunião com os professores foi uma excelente oportunidade para compartilhar todo o conhecimento adquirido, para que as novidades possam chegar até as salas de aula.

Válter destaca que os recursos tecnológicos estão sendo cada dia mais utilizados para o aprendizado dos alunos, principalmente nos países da Europa. A tendência mundial é utilizar a tecnologia a favor do aluno, contribuindo assim com o seu aprendizado. O reitor reforça ainda que a intenção não é tornar as universidades digitais, mas adapta-las à nova realidade e utilizar os benefícios das novas tecnologias, para agregar valor ao ensino do aluno e permitir um conhecimento sem fronteiras.

Vários assuntos foram abordados durante o encontro, sempre com foco no aluno, Válter reforça a importância do ensino estar centrado no estudante que está se preparando para concursos, exames e, claro, para exercer a profissão que ele escolheu. Segundo o reitor, cada um escolhe aquele curso com o qual se identifica e, para atender as expectativas desse futuro profissional, o professor precisa ser a referência e o principal orientador no processo de aprendizagem.    Válter afirma ainda que o aluno não pode enxergar o professor como quem avalia e passa ou reprova, mas como quem está ali para ajuda-lo. “Os alunos precisam desenvolver habilidades de autoaprendizagem. Assim, desde que, seguindo os princípios do UNIARAXÁ, não importam os meios, o que importa é que o aluno aprenda. Devemos priorizar a 'bimodalidade', que é o uso de tecnologias da educação à distância para complementar o ensino presencial”, completa.

 

reitorara1a

Várias cidades do Alto Paranaíba têm intensão de possuir um parque tecnológico, mas as dificuldades são muitas, pelo fato de a estrutura depender muito de empresas e universidades. Araxá já vem trabalhando nesse projeto há vários anos, na administração do atual prefeito Doutor Jeová Moreira da Costa.

Depois de participar de vários encontros por cidades da região, o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Alex Ribeiro Gomes realizou uma reunião para discutir o assunto em Araxá, contando com a presença do prefeito Doutor Jeová, do secretário municipal de Educação, Vicente Donizete da Silva; o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, André Sampaio; vereador Marcílio; Carlos Delfino, superintendente do IPDSA; Washington Silva assessor de relacionamento intermunicipal da AMPLA; Adolfo Nascimento, assessor do consorcio intermunicipal, CINPLA e a empresária Alda Sandra Marques.

Participaram: de Patrocínio: o gestor de inovação da prefeitura, José Batista de Souza Neto; de Patos de Minas: o vice-prefeito Sandro Ângelo de Andrade e o Reitor da UNIPAM – Universidade de Patos de Minas, professor Milton Roberto Teixeira; de Uberlândia, o Assessor de Ciência e Tecnologia, Gilberto Sampaio da Fonseca.

Todos participaram com ideias e sugestões no sentido de se criar a “Rede de Cidades Tecnológicas”, mas numa união em que todos participem de alguma forma. Novas reuniões deverão acontecer para que a pauta chegue às conclusões, trazendo esse importante benefício para todo o Alto Paranaíba, que é a Cidade Tecnológica.

 

tecnoaraxa1

tecnoaraxa2

Sexta, 01 Agosto 2014 09:07

Inaugurada a UNICENTRO em Araxá

A Prefeitura de Araxá entregou à população, na manhã desta sexta-feira, dia 18 de julho, mais uma Unidade Básica de Saúde; a UNICENTRO. A UBS está situada na Avenida Dâmaso Drummond, altura da Igreja de Nossa Senhora de Fátima e vai atender a toda a demanda da área central na cidade, nas especialidades: Pediatria, obstetrícia, psicologia, fisioterapia e odontologia.

No local funcionará também a Farmácia Municipal, PSF e serão realizados procedimentos de enfermagem como: retirada de pontos, curativos, aferimento de pressão arterial, glicemia e inalação. A obra custou R 1.218.190,36 sendo R$ 400.000,00 do Governo Federal e R$ 818.190,36 do Município.

O médico Doutor Jorge Feres e o dentista Valdir José Carneiro foram homenageados. No evento estavam presentes secretários municipais, vereadores, prefeitos das cidades da região, pertencentes à AMPLA, Deputado Bosco?, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e familiares dos homenageados.

Em seu discurso o Prefeito Doutor Jeová destacou a importância das Unidades Básicas de Saúde e anunciou para muito breve a UNINORDESTE que já está com a obra bastante adiantada.

A programação de recuperação da malha asfáltica de Araxá está sendo cumprida à risca, melhorando as vias do centro da cidade e dos bairros. Toda a região central de Araxá já recebeu a primeira camada de asfalto, chamada “regularizadora”. Depois de alguns dias que os veículos trafegarem e o asfalto novo se acomodar, vem a segunda camada que é o acabamento.

Equipes da empresa Vecol, vencedora da licitação, estão concentrando o trabalho em horários e dias de menor movimento de veículos para trabalhar sem causar transtornos no trânsito.
Esta semana uma boa novidade: a Rua da Banheira, que liga a Avenida Wilson Borges a vários bairros da cidade, como o Urciano Lemos, Orozino Teixeira e outros, está sendo recapeada. A primeira camada já foi aplicada e dentro de poucos dias a segunda camada fará o acabamento.

Esta rua tinha asfalto muito antigo, que já não resistia ao intenso tráfego de veículos naquele local. Com o recapeamento a via voltará a ter tráfego normal, com ótimas condições de tráfego, sem danos e sem buracos. A programação continua e vai beneficiar vários bairros da cidade.

O reitor do UNIARAXÁ, professor Válter Gomes, participou do III Encontro Internacional de Reitores Universia, no Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29 de julho. O evento reuniu cerca de 1.100 reitores de mais de 30 países, dos cinco continentes. O III Encontro Internacional de Reitores do Universia 2014 teve como lema “A universidade do século XXI: uma reflexão da Ibero-américa”. A abertura contou com a presença de autoridades responsáveis pela Educação Superior do Brasil, Reino Unido, Espanha, México, Argentina, Chile e Estados Unidos.
Entre os reitores convidados, Válter Gomes destaca a importância do encontro que contou com a participação de representantes de universidades públicas e particulares do país e do mundo. “O evento foi de altíssimo nível. Os temas e os palestrantes foram muito bem escolhidos. A oportunidade de ouvir colegas reitores, representantes dos cinco continentes, manifestando suas ideias, contando suas experiências e propondo inovações e adaptações às novas tendências educacionais, nos mostram o caminho que devemos investir na oferta da educação superior de qualidade”, destaca.

A proposta do encontro é também aproximar os representantes das instituições de ensino, além da troca de experiências. Para isso, foram oferecidos espaços e salas para reuniões entre as instituições participantes. Válter participou de debates sobre a qualidade no ensino e também sobre o uso das tecnologias na educação. Segundo ele, muito do que foi abordado já está sendo implantado no UNIARAXÁ, o que comprova que a instituição está no caminho certo. O reitor do UNIARAXÁ destaca ainda a interação entre os participantes. “Foi muito bom perceber a estratégia do Grupo Santanter, patrocinador do evento por meio da Universia, de focar a educação superior de qualidade e inclusiva”, afirma. O reitor acrescenta que, ações como essas, trazem benefícios para a toda a sociedade.

Universia

Universia é um projeto que nasceu há 14 anos na Internet a serviço da comunidade universitária ibero-americana. Conta hoje com 1.290 universidades associadas dos 23 países ibero-americanos, conectando 16,8 milhões de estudantes e professores universitários, a fim de oferecer um espaço comum para troca de conhecimento e cooperação, impulsionando projetos com universidades, empresas e estudantes e atendendo às necessidades dos pré-universitários, universitários, estudantes de pós-graduação e corpo docente.

reitorcongresso1

reitorcongresso2

A Prefeitura de Araxá deu posse na tarde desta sexta-feira, dia 25 de julho, a mais 172 aprovados no concurso. Foram 14 servidores para a Secretaria Municipal de Educação; 8 para a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão; 11 para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano; 2 para a Secretaria Municipal de Segurança Pública; 30 para a Secretaria Municipal de Saúde e 107 para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

O Prefeito Doutor Jeová Moreira da Costa percorreu cada secretaria assinando os termos de posse e conversando com todos, desejando boas vindas. Cada Secretário falou aos novos servidores, explicando que terão treinamentos que os adequarão e qualificarão para exercer o trabalho.

“Esse é um grande desafio que enfrentamos, cumprindo a lei e trocando os contratados pelos concursados. Desejamos as boas vindas a todos e deixamos claro que a Prefeitura de Araxá é uma das melhores empresas para se trabalhar. Cada setor terá seu treinamento para que possamos prestar serviço de excelência à nossa comunidade”, destacou o Prefeito Doutor Jeová.

Pagina 1 de 9

Jornal A Voz de Araxá

Jornalista Responsável, sob o Nº MTE 18229/MG
 Website.: www.jornalavozdearaxa.com.br

Fale Conosco

Rua Alto dos Paulistas - 88F
Barreiro - Araxá/MG
Telefone: (34) 8855-3542
Contato: Gilson
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.