Connect with us

Destaques

PIMENTEL LIDERA A CORRIDA PARA O GOVERNO DE MINAS GERAIS

Gilson Santos Jornalista Profissional 18229/MG

Published

on

Há pouco menos de um ano para a eleição de 2018, o governador Fernando Pimentel (PT) lidera a corrida para o governo de Minas Gerais, de acordo com novo levantamento feito junto ao eleitorado mineiro pelo instituto Paraná Pesquisas.

Em um cenário traçado hipoteticamente pelos pesquisadores, no qual Pimentel seria candidato à reeleição, o governador petista teria 24,4% dos votos.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), é o segundo colocado, com 18,8%. Em terceiro lugar, aparece o senador Aécio Neves (PSDB), com 13,1%, seguido pelo ex-prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda (PSB), com 8,5%.

O deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB) é o quinto colocado com 5,6% e o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Dinis Pinheiro (PP), com 4,8%, é o sexto.

Dois não-políticos, os empresários Romeu Zema e Robson Andrade, este último presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aparecem como lanternas na simulação, respectivamente, com 1,7% e 1,5%, das preferências.

Brancos, nulos ou indecisos somaram 5%, enquanto 16,6% dos entrevistados disseram que não escolheriam nenhum dos candidatos mencionados.

Sem Kalil, Pimentel dispara

Em outro cenário testado, sem o prefeito Alexandre Kalil, Pimentel dispara e vai a 31,1% das intenções de voto.

O segundo lugar nessa simulação, aparece bem atrás do governador petista. Ele passa a ser ocupado por Marcio Lacerda, com 11,6%,  seguido por Rodrigo Pacheco, com 6,8%.

Convicção

O instituto paranaense quis saber também se os entrevistados pretendem votar por suas convicções políticas ou fazer um voto de protesto.

Nesse quesito, 61,2% afirmaram que pretendem votar de acordo com suas convicções políticas, enquanto 32% disseram que pretendem protestar. Outros 6,8% não opinaram ou não souberam dizer.

A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (9) pela Record TV Minas, foi feita entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro. A Paraná Pesquisas entrevistou 1.507 eleitores, em 70 municípios mineiros. O grau de confiança do levantamento é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais.

Confira o quadro simulado para governador de Minas Gerais (*):

Cenário 1

Fernando Pimentel – 24,4%

Alexandre Kalil – 18,8%

Aécio Neves – 13,1%

Márcio Lacerda – 8,5%

Rodrigo Pacheco – 5,6%

Dinis Pinheiro – 4,8%

Romeu Zema – 1,7%

Robson Andrade – 1,5%

Não sabe – 5%

Nenhum – 16,6%

 

Governo MG – Cenário 2

Fernando Pimentel – 31,1%

Márcio Lacerda – 11,6%

Rodrigo Pacheco – 6,8%

Dinis Pinheiro – 5,9%

Paulo Abi-Ackel – 4,2%

Fuadi Jorge Nomam Filho – 2,5%

Robson Andrade – 2,4%

Romeu Zema – 2,3%

Não sabe – 5,7%

Nenhum – 27,7%

(*) Fonte: Paraná Pesquisas


Continue Reading

Trending