Connect with us

Cidade

PREFEITO ARACELY BUSCA LIBERAÇÃO DE INVESTIMENTOS PARA INFRAESTRUTURA

Gilson Santos Jornalista Profissional 18229/MG

Published

on

Prefeito Aracely busca liberação de investimentos para infraestrutura
Uma das prioridades da Administração Municipal é a implantação de projetos de saneamento básico e mobilidade urbana.

Foto 2 -Legenda

 O prefeito Aracely de Paula esteve em Brasília durante dois dias na última semana em audiências com ministros do Governo Federal, com a vice-presidência da Caixa Econômica Federal e com o Secretário Nacional de Transportes em busca de recursos para infraestrutura do município. A administração municipal tem como uma das prioridades a implantação de projetos na área de saneamento básico, transporte e mobilidade urbana, como por exemplo, a canalização de córregos e a construção dos viadutos. A comitiva contou também com a participação da Secretária Municipal de Governo, Lucimary Ávila, da Assessora de Gabinete, Regina Silva e do assessor de Assuntos Institucionas, Rubens Herbert.

Ministério das Cidades

Em audiência com o Ministro das Cidades, Bruno Araújo, o prefeito Aracely de Paula tratou da liberação de recursos para obras no município. “O ministro foi muito receptivo aos pleitos de Araxá. Levamos a ele nosso interesse em participar do Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana -, no âmbito da contratação da linha de crédito dos recursos do FGTS, na aplicação de Obras de Saneamento Básico e Transporte. Os recursos do Programa Avançar Cidades são importantes e serão destinados a obras de pavimentação e mobilidade para o cidadão araxaense”, observa o prefeito.

O prefeito Aracely protocolou a solicitação pessoalmente ao ministro Bruno Araújo e o mesmo garantiu que Araxá atende a resolução do Senado Federal e tem o aval do Tesouro Nacional, considerando ser um município com potencial e boa capacidade de endividamento. A agilidade em relação à liberação de recursos foi levada pelo prefeito à vice-presidente de Fundos de Governo da Caixa Econômica Federal, Deusdina dos Reis Ferreira.

Ela relatou ao prefeito que os recursos estão realmente disponíveis e que Araxá é um município que se enquadra nas exigências do sistema e tem anuência do Ministério. Com mais esta sinalização positiva, o prefeito voltou de Brasília já decidido que o próximo passo será alimentar o sistema da Caixa Econômica com algumas informações complementares e, na sequência, normatizar o processo e garantir os recursos.

Na audiência com o Ministro e também com a vice-presidente, Aracely esteve acompanhado do deputado federal Olavo Bilac Pinto Neto, do PR/MG.

Ministério dos Transportes       

Já no Ministério dos Transportes o prefeito foi recebido pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella (PR/Al) e pelo secretário Nacional dos Transportes, Luciano de Castro. No encontro foi tratada a possibilidade do Ministério dos Transportes conveniar com a Prefeitura de Araxá no repasse dos recursos para as obras dos viadutos. O prefeito relatou ao Ministro o sério problema que ocorre com a pavimentação das ruas de Araxá, serviço de asfaltamento tem de ser refeito permanentemente, devido ao fluxo de veículos de cargas pesadas no perímetro urbano.

O Secretário Luciano Castro disse que há interesse sim do Ministério dos Transportes em atacar e apoiar projetos que visem desafogar a malha viária dos municípios, e que Araxá deverá ser contemplada no programa de Mobilidade Urbana do Ministério dos Transportes para o próximo ano. Para tanto, o secretário dos Transportes solicitou uma visita ao órgão do secretário municipal de Obras e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete, o mais breve possível, para acertar detalhamentos sobre o pleito do Prefeito Aracely e também para acelerar a apreciação dos documentos necessários para viabilização dos recursos.

Ainda no gabinete do Ministro Maurício Quintella, o prefeito pleiteou a permanência da superintendência do DNIT em Araxá, já que a mesma estava prestes a ser transferida para a cidade de Passos. Imediatamente a solicitação do prefeito Aracely foi atendida.


Continue Reading

Trending