Connect with us

Cidade

PREFEITURA DE ARAXÁ INVESTE EM MAIS SEGURANÇA

Gilson Santos Jornalista Profissional 18229/MG

Published

on

Para reforçar cada vez mais a segurança no perímetro urbano, a Administração Municipal aumentará o número de câmeras de videomonitoramento em Araxá. O município passa de 33 para 55 câmeras que monitoram o movimento de veículos e pedestres nas ruas e avenidas dos bairros por meio da Central de videomonitoramento Urbano, inaugurada em dezembro de 2016 e instalada na Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania.

Fotos_Matéria_Videomonitoramento (2)

O sistema é uma ferramenta moderna com tecnologia de ponta e imagens em alta definição que a Administração Municipal disponibiliza às Polícias Militar e Civil para contribuir com eficácia na prevenção e repressão da violência e da criminalidade.

O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Élvio Bertoni, ressalta duas frentes de trabalho da sua pasta para instalar em definitivo as novas câmeras de videomonitoramento. “A primeira é a parte burocrática de contratação que passa pelo Setor de Licitação e, por outro lado, estamos reunindo a Polícia Militar, a Polícia Civil e Consep para discutir os melhores locais aonde serão colocadas essas novas câmeras. Normalmente, a gente alinha um acordo com essas instituições. Na implantação inicial, fizemos isso e estamos repetindo esse expediente”.

Na opinião do secretário, que já foi delegado de Segurança Pública, 55 câmeras é um número significativo e servirá como reforço considerável nesta área. Ele faz referência à Uberaba que possui 54 câmeras e possui 3 vezes mais habitantes que Araxá. “Se fizermos a conta dentro da proporcionalidade, Araxá já está bem atendida por esse serviço. Com sua ampliação vamos chegar a um índice bem superior em eficiência na Segurança Pública e desta forma a Prefeitura estará participando diretamente, como já vem fazendo, na redução da criminalidade e violência em Araxá”, avalia Élvio Bertoni.

Importante ressaltar, observa, que há um interesse muito grande do prefeito Aracely de Paula no que tange à segurança. “É dele a proposta de ampliação da rede de monitoramento para todos os pontos estratégicos da cidade e ficamos muito felizes com esse interesse direto e pessoal do prefeito em uma clara demonstração de que ele se preocupa com a segurança do araxaense e investe nesta área para oferecer uma melhor qualidade de vida a todos”, conta Élvio Bertoni.

O prefeito Aracely de Paula comenta que a Prefeitura mostra que a extensão das câmeras de videomonitoramento é uma ação importante para o cidadão, de modo geral. “É mais um esforço da Prefeitura que vem se somar ao aumento do número de contingente policial. Em Araxá, felizmente, os índices de violência estão diminuindo. Fazemos isso porque entendemos que a população, como um todo, precisa participar. Araxá não é uma cidade insegura na nossa opinião, bastar olhar os índices dos outros municípios”, declara o prefeito.

Ele lembra que as câmeras, já instaladas, têm prestado um auxílio muito grande a todo o esquema de segurança de Araxá, e isso tem sido constantemente valorizado pelo comando da Polícia Civil e da Polícia Militar. “Diversos crimes têm sido elucidados através das ações dessas câmeras, são várias detenções em que a identificação dos maus feitores é feita através do recurso desta ferramenta de monitoramento em funcionamento diuturnamente”, finaliza o prefeito.


Continue Reading

Trending