Connect with us

Cidade

SAÚDE: PREFEITURA DE ARAXÁ INVESTE 19.53% NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE

Gilson Santos Jornalista Profissional 18229/MG

Published

on

Audiência pública realizada no Legislativo evidenciou aumento de ações e projetos em andamento na saúde pública.

Com participação de receita própria de 19,53% aplicada em saúde, a Prefeitura Municipal de Araxá apresentou à Câmara de Vereadores o balanço das ações, procedimentos e dados numéricos equivalentes ao primeiro quadrimestre de 2017. O montante aplicado em saúde excede o que é determinado constitucionalmente (investimento de 15%) e reflete o aumento do trabalho na saúde pública municipal. O período foi marcado por capacitações, campanhas da vacinação, parcerias para realização de exames e atendimentos variados, ações educativas e empreendimentos.

SAUDE (1)

Entre a vastidão de planilhas apresentadas, o PAM totalizou 31.746 atendimentos no primeiro quadrimestre. O apoio diagnóstico também teve destaque com a realização de 2.248 ultrassonografias, 15.890 exames laboratoriais, 5.473 exames de raios-X e 195 tomografias. No segmento de Vigilância Sanitária, foram realizadas 378 inspeções variadas. As Unidades de Saúde registraram aumento nos atendimentos: 75,09% na Unisul, 56,14% na Unileste, 51,21% na Uninorte e 48,26% na Unisa. No segmento de fisioterapia, foram 7074 atendimentos e procedimentos realizados.

Foram apresentados, ainda, dados do transporte de pacientes para Uberaba e Barretos. O serviço ocorre diariamente com três ônibus, duas vans, três veículos leves e três ambulâncias. Ao todo, foram transportadas 10.538 pacientes e acompanhantes nos quatro meses iniciais deste ano.

O presidente da Câmara, Fabiano Santos Cunha, conduziu a audiência pública. Os questionamentos e colocações recorreram, em maioria, sobre prazos, aumento de procedimentos e novos empreendimentos para amenizar a lotação nos espaços de saúde pública.

“Ficamos extremamente satisfeitos com os números apresentados, principalmente se comparados ao quadrimestre anterior. Os números não mentem a evolução dos procedimentos. É evidente que a saúde pública sempre será um assunto complexo com desafios inúmeros, mas sabemos que em Araxá os investimentos darão uma significância maior no sistema público de saúde com a implantação da UPA, com a retomada dos trabalhos na Casa do Caminho e a construção do Canil Municipal”, destacou o vereador.

O secretário de Saúde, Alonso Garcia, destaca que o investimento a mais do que o estipulado retrata as melhorias que estão sendo desenvolvidas. “A gestão municipal tem demonstrado esforço contínuo em melhorar a saúde pública. Em termos de estruturas físicas, o prefeito já autorizou fazer todo um trabalho de revitalização geral nas unidades de saúde. Sabemos que temos dificuldades. As medicações, que são um dever do Estado, é um exemplo. O município tem feito uma licitação paralela para darmos um suporte para atender nossa população.”

“Na parte da UPA, temos licitados equipamentos, móveis e estamos na fase de programação de que umas das licitações feitas já sejam compradas e as outras que ainda estão para fazer que sejam agilizadas. Com a abertura do hospital da Unimed e da Casa do Caminho, teremos leitos suficientes para internações e, com isso, minimizaremos um pouco o sufoco do Pronto Atendimento Municipal”, analisa o secretário.


Continue Reading

Trending