Demo 1
Close Menu
    Em destaque
    Araxá - MG

    Com novos estagiários, Procon Araxá bate recorde e supera 400 atendimentos em maio

    By Gilson Santos Jornalista Profissional 18229/MG16 de junho de 20250

    O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Araxá bateu recorde de…


    VEREADOR RODRIGO DO COMERCIAL AEROPORTO : RELEASE PARA IMPRENSA – 17/06/2025

    16 de junho de 2025

    Divulgação: 1ª Corrida da União acontece em Araxá e propõe integração entre esporte, solidariedade e meio ambiente

    16 de junho de 2025

    Prefeitura de Araxá lança canal de notícias no WhatsApp para facilitar acesso à informação

    16 de junho de 2025
    What's Hot

    Com novos estagiários, Procon Araxá bate recorde e supera 400 atendimentos em maio

    16 de junho de 2025

    VEREADOR RODRIGO DO COMERCIAL AEROPORTO : RELEASE PARA IMPRENSA – 17/06/2025

    16 de junho de 2025

    Divulgação: 1ª Corrida da União acontece em Araxá e propõe integração entre esporte, solidariedade e meio ambiente

    16 de junho de 2025
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Jornal A Voz de Araxá
    Subscribe
    • WebRádio
    • Cidade
    • Cultura
    • Educação
    • Esportes
    • Polícia
    • Política
    • Meio Ambiente
    • Saúde
    Jornal A Voz de Araxá
    Home»Notícias»Cidade»Artigo | Giuliano Fernandes – Head Comunicação e Marketing CBMM
    Cidade

    Artigo | Giuliano Fernandes – Head Comunicação e Marketing CBMM

    Gilson Santos Jornalista Profissional 18229/MGBy Gilson Santos Jornalista Profissional 18229/MG8 de dezembro de 2022Updated:8 de dezembro de 2022Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Giuliano Michel Fernandes

    Mestre em responsabilidade corporativa e head global de comunicação e marketing da CBMM.

    A boa comunicação corporativa exige mais rigor.

    Depois de lavar é preciso secar; e rápido!

    Recentemente, observamos uma enxurrada de publicações sobre a temática ESG, acrônimo (environmental,social and governance, em inglês) que se tornou praticamente uma panaceia, ofuscando o fato que responsabilidade corporativa está muito longe de ser um tópico novo na agenda corporativa.

    Temos exemplos centenários de empresas, no Brasil e no mundo, que, genuinamente, vivem e conciliam bem os objetivos econômicos com ações concretas e muito relevantes, que geram impacto e balanço positivo na esfera socioambiental, apoiados pela evolução da governança corporativa e, principalmente, por lideranças conscientes sobre o papel das empresas na sociedade ao longo dos tempos.

    Com as atenções atuais voltadas para a COP-27, a conferência das mudanças climáticas realizada no Egito, causou certa surpresa a forma como António Guterres, secretário geral das Nações Unidas, abriu seu discurso inaugural cercado por comunicadores, políticos e profissionais de relações públicas do mundo. Sua fala foi uma duríssima crítica ao papel que muitos desses profissionais vêm desempenhando; um chamado para termos tolerância zero com o “greenwashing”, termo que indica uma tentativa de apropriação de virtudes através de um “banho verde” sobre uma realidade ambiental bem diferente.

    O enfático posicionamento de um porta-voz tão relevante joga luz sobre a superficialidade e certa dose de irresponsabilidade na forma como muitos profissionais e empresas estão tratando a comunicação. E o mais importante, destaca como, sob esta perspectiva, se distraem do foco nas ações que deveriam considerar os desafios socioambientais reais e mais urgentes dos tempos atuais.

    Causado pela preocupação maior com a aparência do que com a essência, devido ao aumento da pressão de alguns stakeholders, ou por puro e simples interesse comercial, o crescente fenômeno do “greenwashing”, além de não ajudar no desenvolvimento sustentável, nos faz confundir as virtuosas e relevantes ações, que já existem e que poderiam ser replicadas, com estímulos que somente geram distração social.

    Embora a maior intensidade de publicações sobre o tema possa indicar movimento positivo, o momento atual demanda mais profundidade, pragmatismo, concretude e rigor na comunicação corporativa, para que essa possa ser verdadeira aliada na busca de soluções que, efetivamente, nos ajudem a avançar rumo ao desenvolvimento sustentável.

    Também é importante vivermos, entendermos e considerarmos o contexto local e regional além do global, especialmente num momento de mudanças das prioridades básicas e de bloqueio no diálogo pacífico, causado pela geopolítica, de forma a canalizarmos esforços e buscarmos soluções considerando nossa real área de potencial impacto.

    A sabedoria popular ensina que após lavar é preciso que também aprendamos a secar, antes de dobrar e guardar.

    Empresas e comunicadores têm uma missão muito importante pela frente. E no caso nobre em questão, a lavagem precisa ser rápida, incolor e, de preferência, já, a seco.


    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleCADASTRO DE ESTUDANTES PARA ADQUIRIR O PASSE LIVRE DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO URBANO COMEÇA EM JANEIRO
    Next Article PREFEITURA DE ARAXÁ É PARCEIRA DO DIA MUNICIPAL DA RESPONSABILIDADE SOCIAL LEGISLATIVA
    Gilson Santos Jornalista Profissional 18229/MG
    Gilson Santos Jornalista Profissional 18229/MG
    • Website

    Related Posts

    Com novos estagiários, Procon Araxá bate recorde e supera 400 atendimentos em maio

    16 de junho de 2025

    VEREADOR RODRIGO DO COMERCIAL AEROPORTO : RELEASE PARA IMPRENSA – 17/06/2025

    16 de junho de 2025

    Divulgação: 1ª Corrida da União acontece em Araxá e propõe integração entre esporte, solidariedade e meio ambiente

    16 de junho de 2025

    Prefeitura de Araxá lança canal de notícias no WhatsApp para facilitar acesso à informação

    16 de junho de 2025

    Comments are closed.

    Anúncios
    Facebook Instagram
    © 2025 | Jornal A VOZ de Araxá

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.