Diante do crescimento expressivo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Minas Gerais, municípios já decretaram situação de emergência em saúde pública. Belo Horizonte, Betim, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Pedro Leopoldo e Santa Luzia, por exemplo, enfrentam aumento abrupto na demanda por atendimentos relacionados às doenças respiratórias, especialmente entre crianças. Araxá ainda não entrou nessa lista, mas acompanha com atenção o avanço da crise e recomenda fortemente que a população mantenha a vacinação contra a gripe em dia.
A situação no estado levou o governador Romeu Zema (Novo) a publicar um decreto de emergência sanitária com validade de 180 dias. O documento, publicado no Diário Oficial do Estado, permite ao poder público adotar medidas excepcionais para o enfrentamento da crise, como dispensa de licitação para aquisição de insumos, requisição de bens e serviços, além da tramitação em regime de urgência de processos administrativos ligados à saúde.
O aumento nos casos de SRAG tem sido impulsionado pela circulação intensa de vírus respiratórios, especialmente o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e o Influenza A.
Em Araxá, a Secretaria Municipal de Saúde informa que, até o momento, o município não apresenta indicadores que justifiquem o decreto de emergência, mas destaca que o cenário está em constante monitoramento. A cidade segue alinhada às diretrizes estaduais e reforça a orientação para que todas as pessoas, a partir dos seis meses de idade, se vacinem contra a gripe.
A vacinação contra a Influenza é uma das principais formas de prevenção às complicações respiratórias, especialmente em grupos mais vulneráveis, como crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. A campanha de imunização “A Gripe Não Espera. Araxá Vacina Agora!” segue em todas as Unidades de Saúde da cidade, com vacinação noturna na Unicentro.
Serviço
Mobilização Vacinação Noturna Local: Unicentro (Av. Dâmaso Drumond, 275 – Guimarães) Horário: 17h30 às 21h30 Data: 19 a 23 e de 26 a 30 de maio
Demais unidades e horários
– Unicentro: segunda a quinta-feira, das 7h30 às 16h e sexta-feira, das 7h30 às 15h (para a vacina de influenza, somente crianças até 12 anos); – Unileste: segunda a quinta-feira, das 11h às 16h; sexta-feira, das 11h às 15h; – Uninorte e Unioeste: segunda a quinta-feira, das 7h30 às 16h; sexta-feira, das 7h30 às 12h; – Unisul, Unisa, ESF Max Neumann e ESF Pão de Açúcar: segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h30; sexta-feira, das 7h30 às 12h.