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Agência Minas
Mais de 700 mil de clientes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) podem receber até 50% de desconto nas faturas de água e esgoto. O benefício faz parte do programa tarifa social, que concede condições especiais para famílias de baixa renda nos 637 municípios mineiros onde a Copasa detém concessão.
Atualmente, a companhia concede o benefício para cerca de 772,5 mil famílias cadastradas. O objetivo é dobrar a adesão para alcançar cerca de 1,5 milhão de pessoas elegíveis em todo o estado.
Necessidade de atualização
Outro ponto importante é em relação aos mais de 103 mil clientes em todo o estado que já recebem o benefício, mas, por falta de atualização do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), podem perder o desconto, caso não realizem a renovação dos dados até 30/6.
Só em Belo Horizonte, a Copasa possui quase 11 mil beneficiários com o cadastro desatualizado e, em toda a Região Metropolitana, são mais de 30,4 mil na mesma situação.
Como solicitar
A tarifa social da Copasa é disponibilizada às famílias inscritas no CadÚnico, que tenham a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residam em imóvel residencial.
O primeiro passo do beneficiário é procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico e, assim, obter o documento chamado “comprovante de cadastramento no CadÚnico”.
Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente, e, além da “comprovante de cadastramento no CadÚnico”, apresentar o CPF e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa. Depois disso, é só aguardar a análise da documentação. Se aprovado, o benefício do desconto é concedido na próxima conta.
Ações da Copasa
Para alcançar o público em potencial, a Copasa lançou um pacote de incentivos para garantir que famílias carentes de todas as regiões conheçam o direito. Para informar a população, além de comunicados de alerta nas faturas, a Copasa está enviando SMS para os clientes que perderam ou estão prestes a perder o benefício.
Para facilitar ainda mais o acesso, o serviço de solicitação de atualização e cadastro dos dados pode ser feito por meio do Whatsapp (31) 99770 7000, que teve o horário de atendimento ampliado de 8h às 18h.
A companhia também enviou a todo o estado material informativo via mala-direta e disponibilizou campanhas publicitárias em rádios mineiras.
A Copasa está atuando, também, em parceria com as prefeituras. As equipes de Desenvolvimento Social da Copasa estão em contato direto com os CRAS para orientar os funcionários sobre a importância de identificar os potenciais clientes que procuram os centros.
Outras ações realizadas são os plantões sociais com a Agência Móvel em bairros dos diferentes municípios e localidades nos quais a Copasa atende. Durante os plantões, os moradores poderão solicitar serviços, como atualização cadastral, renegociação de débitos, mudança de titularidade, segunda via de contas, além, é claro, da inclusão e atualização do benefício da tarifa social.
A solicitação de inclusão na tarifa social poderá ser feita ainda por meio de Webchat no site da Copasa. As agências móveis, que promovem o atendimento itinerante dos serviços da Copasa também estão espalhadas por todo o estado.