São Paulo, 21 de maio de 2025 – A fábrica da McCain em Araxá, alcançou um marco histórico ao se tornar a primeira unidade da McCain no mundo a receber a certificação de carbono neutro1 para as emissões dos Escopos 1 e 22, concedida pela BSI (British Standards Institution), com base nos padrões da PAS 2060. A certificação foi atribuída à planta de Araxá, em Minas Gerais, e refere-se ao ano fiscal de 2024 (período de julho de 2023 a junho de 2024), evidenciando o compromisso da empresa em reduzir o impacto ambiental nas comunidades onde atua.
Compromisso com a Descarbonização
Desde sua construção, a unidade de Araxá segue uma estratégia robusta e integrada para a redução das emissões de carbono, alinhada à estratégia global de sustentabilidade da McCain. A criação de um plano de ação detalhado com o objetivo de tornar a planta neutra em carbono nos Escopos 1 e 2 contou com o envolvimento de diversas áreas da empresa e foi essencial para a conquista da certificação.
“Na McCain, a sustentabilidade é um compromisso essencial, especialmente por estarmos diretamente ligados à agricultura e ao meio ambiente e alcançar a neutralidade de carbono nos Escopos 1 e 2 em nossa planta de Araxá é um marco significativo.”, afirma — Renata Figueiredo, Vice-presidente de Marketing e Sustentabilidade da McCain Foods para a América Latina.
Resultados Concretos
Como parte de sua estratégia para reduzir sua pegada de carbono global, a McCain projetou a unidade de Araxá para operar com 100% de energia elétrica renovável e com o uso exclusivo de biomassa como fonte de combustível para as caldeiras, que também geram energia para a operação da planta.
Durante o ano fiscal de 2024, a planta de Araxá conquistou a certificação de neutralidade de carbono para as emissões dos Escopos 1 e 2 ao compensar cerca de 1.200 toneladas de emissões residuais por meio da compra de créditos de carbono equivalentes.
Essa certificação é apenas uma das várias iniciativas implementadas pela McCain como parte de sua estratégia global de sustentabilidade.
“Temos muito orgulho de sermos a primeira planta da McCain a alcançar esse feito, que reflete o esforço do nosso time em adotar soluções eficientes no uso de recursos em todas as operações. Este é apenas o começo e seguimos comprometidos com a redução contínua do nosso impacto ambiental.”, finaliza Aluízio Periquito Neto, Presidente do Grupo McCain Brasil.
Compromisso Global com a Sustentabilidade
Além dos avanços na unidade de Araxá, a McCain segue ampliando suas iniciativas globais de sustentabilidade. A empresa tem investido fortemente em práticas de agricultura regenerativa, oferecendo suporte técnico aos produtores parceiros para promover sistemas agrícolas mais resilientes e melhorar a qualidade das lavouras ao longo do tempo.
A McCain também avança em sua meta de reduzir em 50% as emissões absolutas dos Escopos 1 e 2 até 2030, tomando como base o ano de 2017 — um objetivo que permanece mesmo com o crescimento contínuo da empresa.
Essas ações fazem parte do compromisso da McCain de transformar o sistema alimentar e agrícola global, investindo em inovação, melhorias operacionais e soluções sustentáveis.
1Carbono neutro significa que a quantidade de emissões de carbono liberada é compensada por ações que removem ou neutralizam esse mesmo volume de emissões. 2Escopo 1 diz respeito às emissões diretas das operações da empresa, enquanto Escopo 2 se refere às emissões provenientes da energia adquirida, como eletricidade e aquecimento. A certificação não inclui as emissões do Escopo 3, que abrangem todas as demais emissões indiretas ao longo da cadeia de valor da empresa.
Sobre a McCain
A McCain do Brasil Alimentos é uma divisão da McCain Foods Limited, uma empresa familiar fundada em 1957 em Florenceville, no Canadá. Líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, a companhia também se destaca no segmento de aperitivos e snacks preparados, com presença em mais de 160 países. Com aproximadamente 22 mil colaboradores em todo o mundo, a McCain opera 55 unidades de produção distribuídas em seis continentes, mantém parcerias com mais de 3.900 agricultores e registra um faturamento anual superior a CAD 16 bilhões.
Com presença no Brasil há mais de 35 anos, a McCain vem ampliando sua atuação no país de forma estratégica e sustentável. Em 2022, inaugurou sua primeira fábrica local em Araxá (MG), marco importante para o fortalecimento da operação nacional. A companhia também consolidou sua presença no mercado brasileiro por meio da aquisição de empresas locais, como a Serya e a Forno de Minas.