Referência em saúde na macrorregião, Uberaba decreta Emergência em Saúde; Araxá convoca população para vacinação contra gripe
Diante do agravamento das síndromes respiratórias em Minas Gerais, especialmente na macrorregião Triângulo Sul, a cidade de Uberaba, reconhecida como referência em saúde na região, decretou situação de emergência em saúde pública por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A medida, de caráter preventivo, visa ampliar a capacidade de resposta do município frente à possível piora do cenário, considerando o aumento de casos de síndromes respiratórias na macrorregião .
Paralelamente, Araxá intensifica sua campanha de vacinação contra a gripe, ampliando a imunização para toda a população a partir dos seis meses de idade. A iniciativa, denominada “A Gripe Não Espera. Araxá Vacina Agora!”, busca conter o avanço da doença e proteger os grupos mais vulneráveis, como crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades .
A campanha inclui vacinação noturna na Unicentro, das 17h30 às 21h30, durante duas semanas: de 19 a 23 de maio e de 26 a 30 de maio. As demais unidades de saúde com salas de vacinação continuam com os atendimentos em horários convencionais para facilitar o acesso da população .
A coordenadora de imunização, Érica Fonseca, enfatiza a importância da vacinação contra a influenza, especialmente com a chegada do inverno, período em que há um aumento na incidência de síndromes respiratórias. “A baixa procura pode comprometer os esforços de prevenção e sobrecarregar a rede pública de saúde, o que reforça a importância da conscientização coletiva. A vacina é comprovadamente segura e eficaz para prevenir complicações, especialmente em grupos de risco”, reforça a coordenadora.