Connect with us

Cidade

ÁGUA CONTAMINADA EM ARAXÁ: EX – MORADORES DO BARREIRO DENUNCIAM VÁRIOS CASOS DE CÂNCER

Gilson Santos Jornalista Profissional 18229/MG

Published

on

Ex-moradores do Barreiro reuniram – se  nesta quinta feira,  13 de abril,  para tratarem de assuntos pertinentes às ações ingressadas em 2008 referentes ao consumo de água contaminada na Estância Hidromineral do Barreiro em Araxá-MG.

 

17950030_1668877056755007_1339575833_o (1)

A reunião ocorreu galpão da igreja Shekiná , localizado na AV. Dâmaso Drumond –

 e contou com a presença de 115 pessoas representando as famílias desapropriadas e que ingressaram com a ação indenizatória.

 Sidney Alves, ex morador atuante nas causas ambientais e atento pesquisador, encabeçou o evento e esclareceu pontos relacionados aos danos causados pelos agentes contaminantes, apresentando laudos e perícias constantes no processo,  a fim de divulgar dados e cientificar as famílias.

DOS DOENTES

Durante o processo, faleceram cerca de 50 pessoas em decorrência de doenças causadas pelo consumo de água contaminada. Há ainda, um número significativo de pessoas com doenças renal, de pele, intestino, dentre outras, causadas e agravadas pelo consumo de substâncias cancerígenas constantes na água imprópria para o consumo.

ÁGUA PROIBIDA PARA O CONSUMO

As águas da Estância Hidromineral do Barreiro em Araxá, Minas Gerais,  são impróprias para o consumo humano por contrariar os parâmetros estabelecidos pela ANVISA,contendo elementos pesados em quantidade elevada, acima do permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, sendo altamente carcinogênica. Em razão dos laudos e pareceres técnicos apresentados ao Ministério Público, em 2009 foi proibido o consumo das águas pelos moradores e determinado que o município realizasse entrega de água mineral aos que ainda residiam no Barreiro. Foi determinado também, que a COPASA levasse água tratada às propriedades particulares e ao Hotel da Previdência.  Espera-se também,que o Grande Hotel  esteja disponibilizando para consumo água tratada,tendo em vista que o lençol freático do Complexo Hidromineral encontra-se contaminado por diversos elementos radioativos em quantidades elevadas.

 Jornal A Voz de Araxá, a verdade doa a quem doer!

Vídeo:

 


Continue Reading

Trending