Connect with us

Cidade

ÁGUA CONTAMINADA DO BARREIRO TEM PANFLETAGEM DE EX MORADORES

Gilson Santos Jornalista Profissional 18229/MG

Published

on

Beber bastante água todos os dias é essencial para um bom funcionamento do organismo. No entanto, é preciso verificar a procedência dela, pois água contaminada pode trazer grandes prejuízos à saúde. Recentemente em Araxá/MG foi descoberta e periciada uma das maiores e mais lesiva contaminação do lençol freático do estado. Bário, chumbo, dentre outros metais, se encontram em quantidades elevadas, o que torna a água imprópria para o consumo.

15046194_1602699170039463_1768192117_n

A contaminação se deu através do rebaixamento do lençol freático pela antiga Arafértil-Bunge, hoje Vale Fertilizantes e Governo do Estado de Minas Gerais através da CODEMIG, que é a responsável pelo local. E válido ressaltar que a antiga Arafértil-Bunge era a responsável pelo fornecimento de água aos moradores do Alto Paulista, e a CODEMIG fornecia para os demais moradores do local e hotéis, como consta em documentos registrados em cartório local. Ambos os fornecimentos foram cessados quando por decisão do Ministério Público, a prefeitura se tornou responsável para realizá-los com água mineral, já que a consumida pelos moradores era insalubre.

Ex-moradores do Barreiro munidos com cópias de laudos periciais bem como cópia da ação civil pública que tramita na comarca estão alertando turistas e visitantes para tomarem cuidado com a água imprópria para consumo, esclarecendo os riscos de doenças causadas pela quantidade de elementos radioativos em níveis acima do permitido pela ANVISA, bem como para o alto índice de câncer que assola Araxá.

A luta pela preservação da água e da área, bem como das trilhas locais, das ruínas do Hotel Rádio e Mata da Cascatinha é a principal bandeira deste jornal, que acompanhará atento todas as reivindicações e medidas para sanar os danos.

Jornal A Voz de Araxá.


Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Continue Reading

Trending