Connect with us

Cultura

DONA BEJA:A HISTÓRIA DE UMA MULHER QUE LEVOU ARAXÁ ÀS REDES NACIONAIS

Gilson Santos Jornalista Profissional 18229/MG

Published

on

Dona Beja é um nome conhecido de qualquer habitante de Araxá. Ana Jacinta de São José, seu nome verdadeiro, foi uma mulher que viveu na região de Araxá durante o século XIX, entretanto sua história hoje já possui ares míticos. Dona Beja chegou a Araxá no ano de 1805, com os avós. Ana Jacinta, ao crescer, tornou-se uma das mais bonitas mulheres da região, fato que extrapolava, inclusive, os limites da cidade.

Era apaixonada por um fazendeiro da região, Manoel Fernando Sampaio. Entretanto, seu amor não pode ser consumado, já que foi sequestrada pelo ouvidor do imperador, Joaquim Inácio Silveira da Motta. Depois de dois anos vivendo como amante do ouvidor, ele retorna a Portugal, e Ana Jacinta a Araxá. Logo ao chegar na cidade, descobre que seu antigo amor havia casado com outra.

A sociedade de Araxá, bastante conservadora na época, via Ana Jacinta como uma mulher fácil, perigosa e ardilosa. Colocada às margens da sociedade e sem ter seu amor correspondido por seu amor, Ana resolve então prostituir-se, e vingar-se da cidade relacionando com todos os homens casados que viessem procurá-la.

Ela construiu na cidade um célebre bordel, chamado “Chácara do Jatobá”, e escolhia os homens que dormiriam com ela, em troca de dinheiro e jóias. Com isso, acabou construindo fortuna, e, segundo a lenda, depois de ter engravidado do próprio Antônio, resolve sair da cidade e ir viver na cidade hoje chamada Estrela do Sul.

A história de Dona Beja tornou-se famosa não só na região, mas em outros estados também. E essa fama só veio a aumentar depois que a extinta Rede Manchete lançou uma novela em 1986 contanto a história desta forte mulher.

Quem encarnou Dona Beja foi Maitê Proença, e Manoel Fernando Sampaio foi Gracindo Junior. Hoje em dia a história de Dona Beja já virou lenda em Araxá, e seu nome pode ser visto denominando hoteis e até cachaças da região. Atualmente, Araxá possui um museu com pertences de Dona Beja, o Museu Histórico de Araxá Dona Beija.

1621248


Continue Reading

Trending