Connect with us

Brasil

Altas temperaturas exigem cuidados redobrados com a hidratação

Gilson Santos Jornalista Profissional 18229/MG

Published

on

Nutricionistas da Clínica Multidisciplinar da Unimed Araxá explicam como calcular a quantidade de água que seu organismo precisa para ficar bem hidratado

Manter uma hidratação adequada é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. A água é importante para uma boa digestão, para melhorar a circulação, fortalecimento dos músculos e ainda contribui para o bom funcionamento do cérebro, levando até as células oxigênio e nutrientes, como sais minerais; além de atuar para que toxinas sejam eliminadas por meio do suor e da urina. Cerca de 70% do corpo humano é composto por água.

Os dias mais quentes exigem que as pessoas cuidem ainda mais da hidratação. O calor característico de estações como a primavera e o verão faz com que algumas funções fisiológicas do corpo humano sofram alterações, como o aumento da produção de suor. O suor é composto de água e eletrólitos (sódio, potássio, cloreto) e é justamente essa perda extra de água que deve ser reposta com maior cautela nestas estações.

A hidratação deve ser intensificada durante a realização de atividades físicas, quando a produção de suor é ainda maior e, em consequência, há maior desidratação do organismo. A água regula a temperatura corporal, é responsável por manter o volume normal de sangue, faz parte da estrutura de diversas moléculas, participa do transporte de nutrientes, lubrifica as mucosas (como os olhos e a boca) e amortece e protege as articulações.

Uma hidratação inadequada ou insuficiente pode causar diversos problemas ao corpo humano. A perda de 1% a 2% de água corporal pode ocasionar aumento da frequência cardíaca e redução da função cognitiva. A desidratação mais severa, de 7% a 10% de perda hídrica, pode causar delírio, espasmos musculares, perda de equilíbrio e até a morte.

Recomendações

• O ideal é que a hidratação seja feita da seguinte maneira: 0,35 ml para cada quilo de peso;

Ex: um indivíduo que pesa 80 kg x 0,35 = deve consumir 2,8 L de água/dia.

• Tenha o hábito de carregar uma garrafinha com água e aumente o consumo gradativamente;

• Saborizar a água com frutas, especiarias e ervas também é um ótimo estímulo para se hidratar;

• Consuma frutas ricas em água como melancia, melão, ameixa, abacaxi, morango e laranja. Legumes e hortaliças também contêm generosas quantidades de água, como a abobrinha, o pepino e as folhosas (alface, rúcula, couve, acelga, coentro, espinafre e agrião).

• Se você é portador de alguma doença que necessite de restrição hídrica, seu médico deverá ser consultado pois, nesses casos, a hidratação deve ser orientada.

Fonte: SBN e Ministério da Saúde

Daniel Nacati

Assessor de Comunicação / Unimed Araxá

Tel: +55 (34) 9.8893-8809

imprensa@atres.com.br


Continue Reading

Trending