Connect with us

Educação

Release – Saiba quais alimentos podem ajudar a melhorar a memória e o raciocínio

Gilson Santos Jornalista Profissional 18229/MG

Published

on

Dicas das nutricionistas da Unimed Araxá incluem café e chocolate amargo

O que o chocolate amargo, o café e o chá verde têm em comum? Eles são ótimas opções para melhorar a memória e o raciocínio, segundo a nutricionista do CMU da Unimed Araxá, Cintia Dias Soares. “São alimentos ricos em compostos bioativos como cafeína, teobromina e catequinas, que possuem ação estimulante e melhoram a oxigenação do cérebro. Além disso, alimentos ricos em ômega 3, como as sementes de abóbora e o salmão, possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que melhoram as funções dos neurônios e protegem as células do cérebro contra os danos causados pelos radicais livres, melhorando a memória”, explica.

Segundo a nutricionista Isabela Santos Zago, a ingestão desses alimentos faz toda a diferença na forma em que eles vão atuar no nosso corpo. “Os alimentos devem e podem ser ingeridos diariamente, sem exagero. Quanto mais variada for a ingestão, mais nutrientes diversificados você irá ingerir”, ressalta.

Lista completa

Abaixo, alimentos para manter nossa capacidade de boa memorização:

  1. Salmão

  2. Chocolate amargo

  3. Nozes

  4. Ovos

  5. Espinafre

  6. Café

  7. Sementes de abóbora

  8. Frutas vermelhas

  9. Açafrão/cúrcuma

  10. Probióticos

O que evitar

Segundo a nutricionista Nathália Cristini Rezende, existem outras maneiras de fazer com que os neurônios do cérebro conservem as informações sensoriais recebidas e ajudem a nossa memória a ter um melhor funcionamento. Uma delas é evitar alimentos como açúcar, industrializados e gorduras saturadas. “Eles têm ação inflamatória no organismo de maneira geral, inclusive no cérebro, o que está ligado ao desenvolvimento de doenças como Alzheimer e depressão, além de prejuízos às funções cognitivas”, ressalta.

Boas opções

Ovo: a gema é rica em colina, substância precursora do neurotransmissor acetilcolina, fundamental para os processos de aprendizagem e formação de memórias. A colina ainda faz parte das vitaminas do complexo B, essenciais para a proteção e o funcionamento dos neurônios.

Frutas vermelhas: São fontes de antocianinas, compostos antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea, a nutrição para o cérebro e a capacidade de absorver e reter novas informações.

Probióticos: equilibrar a flora intestinal com a ingestão de bactérias benéficas ao organismo ajuda a regular a secreção de insulina – quando a produção desse hormônio atinge picos no sangue, o nível de açúcar acaba caindo demais, levando a uma queda de energia no cérebro, com fadiga mental, falta de concentração e lapsos de memória.

Açafrão (ou cúrcuma): o segredo do tempero seria a curcumina, substância anti-inflamatória e capaz de proteger as células cerebrais contra os danos por estresse, estilo de vida desequilibrado e envelhecimento natural. Em um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, envolvendo adultos com queixas de memória, aqueles que consumiram curcumina regularmente tiveram resultados 28% melhores em testes de memória.

Peixes: atum, salmão, sardinha e outros são fontes de ômega-3, uma gordura boa para as funções cognitivas; e zinco, mineral que preserva a integridade dos neurônios e melhora a comunicação entre eles.

Maçã e morango: possuem fisetina, um antioxidante que protege as células cerebrais contra o estresse oxidativo e danos inflamatórios e eleva a produção de neurotransmissores importantes para a atenção e memória.

Sobre a Unimed Araxá

Referência no segmento, a Unimed Araxá tem atualmente 200 médicos cooperados nas mais diversas especialidades e atende mais de 40 mil beneficiários e aproximadamente 650 empresas contratantes nas cidades de Araxá, Ibiá, Campos Altos, Perdizes, Pedrinópolis, Tapira e Pratinha.

A cooperativa iniciou suas atividades em 11 de maio de 1989 para atender ao anseio da classe médica em proporcionar um atendimento digno e ético aos clientes e ampliar o campo de trabalho dos cooperados. Desde 2017 tem seu hospital próprio, que conta com o que há de mais moderno e eficiente na área e que também integra um Centro de Diagnóstico por Imagens e um Moderno Laboratório de Análises Clínicas. Recentemente inaugurou nas mesmas dependências um moderno Centro de Oncologia, o setor oferece estrutura de quimioterapia.

Em sua Clínica Multidisciplinar oferece atendimento exclusivo de profissionais como psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. O Espaço Viver Bem oferece programas de saúde voltados à melhoria da qualidade de vida, promoção da saúde e prevenção de doenças.

A Unimed Araxá faz parte do maior e melhor complexo de operadoras de planos de saúde do Brasil, com ampla rede credenciada, e quer proporcionar à sua família e aos colaboradores da sua empresa a segurança e tranquilidade para garantir o bem estar e a saúde.

Daniel Nacati
Assessor de Comunicação / Unimed Araxá
(34) 9.8893-8809


Continue Reading

Trending